15/10/2009

Entrevista com Luciana Andréia Martins


Professora da Rede Municipal de Novo Hamburgo, desde 1994.
Presidente do SINDPROF/NH


Avante: Desde o dia 16 de setembro, os professores municipais de Novo Hamburgo, organizados pelo SINDPROF, têm se mobilizado na defesa do seu plano de carreira que o prefeito Tarcísio Zimmermann quer colocar em extinção. Como é a educação no município de Novo Hamburgo? E que relação tem a carreira com o bom nível da educação do município, cujo IDEB é superior ao índice estadual e nacional?
Luciana - Somos cerca de 1200 professores em efetivo exercício, sendo que 80% possuem no mínimo graduação e o restante está nas universidades da região buscando sua graduação. Por possuirmos um Plano de Carreira atrativo, Novo Hamburgo traz professoras (es) de toda a região metropolitana. O número de exonerações é muito pequeno e, geralmente, o professor que ingressa no quadro efetivo municipal encerra sua carreira profissional no município. Possuímos um bom número de professoras (es) com mestrado e doutorado que atuam em sala de aula. Nosso salário básico é de R$ 903,45por 20 horas.

Avante: Qual a opinião da comunidade sobre esta situação, pelo que vocês têm ouvido nas escolas e nas ruas, nas panfletagens que estão fazendo semanalmente?
Luciana- A comunidade de Novo Hamburgo reconhece o trabalho realizado pelos professores e nos apóia na defesa do Plano de Carreira. Inclusive, no dia 13, o prefeito reuniu as APEMES -associações de pais e mestres para tentar conseguir apoio. Mas, se deu mal. Compareceram mais de 440 pessoas, os pais demonstraram clareza que o ataque aos nossos planos de carreira significará perda de qualidade na educação de seus filhos. Por isso, ficaram do nosso lado. O prefeito perdeu o equilíbrio e além de cortar o ponto dos professores que paralisaram tentou desconstituir as lideranças do SINDPROF, saindo derrotado mais uma vez, porque os colegas reagiram em nossa defesa.

Avante: No dia 6 de outubro, os professores e servidores municipais realizaram uma grande manifestação do município, contra a extinção das suas carreiras. Como foi e o que vocês pretendem fazer a partir de agora?
Luciana- A categoria atendeu o chamado do SINDPROF/NH, com a participação de 1000 professores que estão engajados na luta para defender seus Planos de Carreira, neste dia a categoria aprovou o Estado de Greve e vem realizando diversas atividades e no dia 15 será realizado um grande Ato Público em frente a Câmara de Vereadores. Todos estão muito indignados, revoltados com esse ataque da prefeitura e continuam firmes na luta, mesmo com todas as tentativas da prefeitura de dividir os professores e os demais servidores. Já denunciamos desde o primeiro panfleto que o Prefeito Tarcício faz o mesmo que a governadora Yeda e que descumpre as promessas de campanha. Eu tenho orgulho dos meus colegas e confiança que sairemos vitoriosos, porque temos recebido muito apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário