02/10/2009

Novo Hamburgo:

Professores e servidores municipais
mobilizados em defesa dos planos de carreira


Os professsores e guardas municipais de Novo Hamburgo estão com forte mobilização
em defesa de seus planos de carreira, ameaçados de extinção pelo prefeito municipal Tracísio Zimmermann.
Na quarta-feira (30) eles lotaram a Câmara Municipal para participar do debate público sobre "A qualidade da Educação e a Carreira", organizado pelo SINDPROF/NH.
A mesa foi composta pelo representante do Conselho Municipal de Educação Professor Siden, a Presidente do CPERS Rejane de Oliveira, a Presidente do SINDPROF/NH Luciana Martins, o presidente do Sindicato dos Municipários de Campo Bom, o vice-presidente do Grêmio de Funcionários de NH e pela Vice-presidente do CPERS Neiva Lazzarotto.
Todos manifestaram apoio à luta em defesa dos planos de carreira, por serem uma conquista e um mecanismo responsável pela qualidade da educação e do serviço público do município. Condenaram o ataque do Prefeito Tarcísio Zimmermann, do PT, aos planos de carreira dos atuais servidores, através de projetos de lei que os colocam em extinção. E parabenizaram o SINDPROF/NH pela liderança do movimento, que tem a adesão da Guarda Municipal.

" Da Governadora Yeda era de se esperar uma atitude dessas, mas do prefeito Tarcísio, como têm dito os colegas, é uma traição aos professores, guardas municipais e demais servidores. Pela importância que têm os planos, ou o prefeito e os vereadores atuam para retirar os projetos, ou eles serão retirados na marra pela mobilização dessas categorias. No estado, estamos fazendo de tudo para impedir que o governo corrupto da Yeda acabe com nossas carreiras: agora estamos lutando pelo impeachment, porque esse governo não tem legitimidade para continuar. Mas se ela não cair e tentar mandar os projetos preciso iremos à greve, se preciso, assim como ouvi os colegas daqui falando que devem fazer paralisação na próxima semana pla retirada dos projetos que acabam com suas carreiras.", disse Neiva Lazzaroto na sua manifestação.

As manifestações dos presentes reforçaram a gravidade do ataque da prefeitura, co-responsabilizaram os vereadores pelo mesmo, cobraram dos vereadores a retirada dos projetos. E enfatizaram a necessidade de fortalecer a mobilização pela retirada e derrota dos projetos do prefeito." Isto já está deixando o prefeito enlouquecido" disse uma colega.

A mobilização segue com vigílais, abaixo-assinado pela retirada dos projetos e
uma grande assembleia dos professores na segunda-feira(5), às 18, na Câmara de Vereadores, novamente com a participação da Guarda Municipal, que está cobrando participação do seu sindicato A assembleia poderá decidir por paralisação na terça-feira à tarde, para que todos se dirijam à Câmara para impedir a votação do projeto neste dia, além de outras atividades.

Os professores e servidores de Novo Hamburgo poderão servir de exemplo a muitos outros caso vençam esta batalha. E têm possibilidades, se a mobilização ficar mais forte ainda e contar com apoio, como já tem.

No dia seguinte (1º) em debate na Rádio ABC, a presidente do SINDPROF, Luciana Martins, a Vice-Presidente do CPERS Neiva Lazzarotto e a Dirigente do Sindicato dos Sapateiros de NH, Neiva Barbosa, deixaram dois secretários municipais em maus lençois; não deram trégua aos representantes do governo municipal. Os secretários não conseguiam explicar o inexplicável, já que os projetos, como todos os ouvintes entenderam,são um desastre para os atuais servidores.






Nenhum comentário:

Postar um comentário