27/10/2009

VARAL DE POESIAS

Como havíamos afirmado em outra ocasião, o Varal de Poesias é mais uma das tantas iniciativas que os educadores, profissionais dedicados, implementam em seus locais de trabalho, apesar da deficiência de materiais, da falta de espaços e do descaso do poder público. Leia abaixo a iniciativa da professora e da direção da escola, de ensinar através da poesia.
“Na Escola de Ensino Fundamental Jardim Vila Nova, nas 6ª séries, foi realizado um projeto que tem como objetivo “desenvolver a sensibilidade através da poesia”. Para isso foram trabalhados em sala de aula os autores “Manoel Bandeira” e “Maria Dinorah”, que exigem leitura e interpretação para perceber do que trata cada poema; Atenção nas cadências dos versos; Pesquisa com termos desconhecidos e biografia dos autores.
A partir deste estudo os alunos se sentiram aptos a criar um painel com temas que lhes são familiares, como amizade, amor, ódio, alegria, dentre outros. Sentimentos que estão transbordando nessa fase.
Aproveitando a época em que o trabalho foi realizado, propus que desenvolvessem poesias com o tema “Revolução Farroupilha”. Os alunos escutaram músicas regionais dos cantores “Leonardo, Paixão Cortes e Telmo de Lima Freitas”. E criaram seus poemas a partir dos seus conhecimentos e experiências”.
Os trabalhos foram feitos em duplas e apresentados na Semana Farroupilha no“Varal de Poesia”.
As turmas 61, 62, e 63 perceberam seu crescimento com a dedicação ao trabalho e ficaram orgulhosos, pois, assim como os autores de nomes conhecidos, eles também sentiram que podem criar. Tudo isso é o começo nesta caminhada de aprendiz.”

Profª. Genilza Beatriz de Azeredo




Exposição das poesias criadas pelos alunos. A arte como instrumento de socialização

Nenhum comentário:

Postar um comentário