29/04/2010

28 de abril – Dia da Educação


Nesta semana o país está discutindo Educação, pois este dia 28 de abril é o DIA DA EDUCAÇÃO. Ela faz parte do nosso cotidiano, é a razão da existência de nossa profissão e das nossas escolas. Mas, pouco somos chamados para os grandes debates sobre educação.
Temos lido em jornais e revistas insistentes manifestações de governos, empresários, economistas, consultores de bancos ( Movimento Todos pela Educação) dizendo que a qualidade da educação depende principalmente da adoção da meritocracia para premiar e remunerar os melhores professores. Eles só querem acabar com nossas carreiras.
Na nossa opinião, todos podemos ser melhores do que somos hoje. Desde que o centro dos debates, além de para quem serve a educação pública, é de que ela é um Direito Social garantido na Constituição é dever do Estado – obrigação dos governos. A educação merece mais, porque o país pode investir mais; nosso estado pode investir mais, basta que o dinheiro público não seja desviado através da corrupção ou canalizado para pagamento da dívida seja a do país, que consome 400o orçamento anual e do estado, 18

Teremos duas grandes oportunidades em 2010 para apresentar nossas grandes demandas. As eleições e a construção do Plano Nacional de Educação- PNE. Precisamos comprometer os candidatos ao governo do estado com o que consideramos mais importante para o Rio Grande. Assim como, teremos que fazer parte de uma grande mobilização nacional para que o PNE 2011-2020 destine recursos para a educação pública. Pelo menos 10% do PIB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário