08/06/2010

A ESCOLA QUE TEMOS E A ESCOLA QUE QUEREMOS

"Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha,
que nãoo tem medo do risco, por isso se recusa ao imobilismo.
A escola em que se pensa, em que se cria, em que se fala, em que se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim a vida"
Paulo Freire

Acompanhando a angustia e a expectativa dos educadores, em melhorar a qualidade da educação e a valorização dos mesmos, incentivar e promover o diálogo, socializar as práticas educativas e as alternativa de solução de conflito, o 15º Núcleo, organizou o 10º Curso de Formação.

“A Escola que temos e a Escola que queremos” aborda e debate temas como o Bullying, a saúde psíquica e física dos trabalhadores, a previdência, a mobilização em defesa dos educadores e da Escola Pública.

Iniciou dia 04/06 com o tema BULLYING, ministrado pelo Prof. Aloizio Pascoal Pedersen. Bulling é uma discriminação, feita por alguns alunos contra outro. São atos agressivos, intencionais e repetitivos, como apelidos , chutes, empurrões e puxões de cabelo, represalias aos alunos "esforçados" , comportamentos que ocorrem sem motivação evidente .

O BULLYING é um problema mundial, é encontrado em qualquer escola. As escolas que não admitem a ocorrência de BULLYING entre seus alunos, ou desconhecem o problema, ou se negam a enfrentá-lo.

Quantas notícias envolvendo agressões e até morte e bullying teremos que ler para começar a reagir?

Leia aqui a reportagem do jornal local.

Leia mais sobre o tema e aqui.

As medidas adotadas pela escola para o controle do BULLYING, devem envolver toda a comunidade escolar, e podem contribuir positivamente para a formação de uma cultura de não violência na sociedade. Mas, estas atitudes não são simples de resolver, atitudes que podemos modificar de um dia para o outro. É preciso discutir e falar sobre o tema e sobre os casos que surgem na Escola. É urgente também que se adote políticas públicas sérias e efetivas contra abusos físicos e morais cometidos na escola.

No dia 05 de junho pela manhã o tema abordado foi EDUCAÇÃO E EDUCADOR UMA ABORDAGEM SÓCIO -HISTÓRICA, com a Mestre, Doutora em História e Docente Universitária -Thais Wenczenovicz.

Abordou e fez uma reflexão sobre o contexto atual, marcado por grandes transformações políticas, sociais, econômica e tecnológicas. E entre essas mudanças as novas tecnologias de comunicação e informação evoluíram muito rapidamente, afetando profundamente as formas de produzir, disseminar e compartilhar o conhecimento nos diversos setores da sociedade.

Encerrou com a animação " Leonel Pé-de-vento" e a reflexão sobre a frase de Nóvoa, 2005 “Uma marca que tem acompanhado a história da profissão docente é o meio-termo: não devem saber demais nem de menos; não deve se misturar com o povo nem ricos; não são (bem) funcionários públicos, nem profissionais liberais...”

No turno da tarde o tema abordado foi A ESCOLA INCLUSIVA É UM DIREITO DE TODOS E PARA TODOS, com a Sara Regina da Gama Mor- que é Aposentada da Justiça do Trabalho e Pós-Graduada em Educação Especial.

Enfatizou que o apoio de seus pais, familiares e escolas por onde estudou foi fundamental para tornar-se a pessoa independente que é hoje, que souberam dar esperança para acreditar, energia para transformar e perseverança para prosseguir, fazendo a diferença.

Reconhece que a deficiência é um conceito em evolução e que a deficiência resulta da interação entre pessoas com deficiência e as barreiras devidas às atitudes e ao ambiente que impedem a plena e efetiva participação dessas pessoas na sociedade em igualdade de oportunidade com as demais pessoas.

A próxima etapa acontecerá no dia 25 de junho, 14h no Clube 14 de Julho, na Av. Sete de Setembro com o tema -
OS RUMOS DA PREVIDÊNCIA PÚBLICA E A PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR com o Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul - Cláudio Augustin

Acesse as fotos e mais informações em

www.cpers15nucleo.com.br


Marli H. K. da Silva

Diretora Geral do15o Núcleo do CPERS/SINDICATO

Veja fotos do Curso:




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