20/08/2009

Comissão aprova turno integral

ENSINO FUNDAMENTAL

Uma proposta que institui o ensino fundamental em tempo integral nas escolas públicas foi aprovada ontem pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. O texto ainda será analisado por uma comissão especial, detalhará a ideia e incluir o período da jornada escolar, o gasto previsto para a alteração e o prazo para a transição.
A versão atual se limita a assegurar que o ensino fundamental, destinado a crianças de seis a 14 anos, seja integral em todas as escolas públicas. Passando pela comissão especial, a proposta ainda precisará ser votada duas vezes no plenário e analisada pelo Senado. A ideia é instituir uma jornada das 8h às 18h, com pausa de duas horas para o almoço. Durante a manhã, seriam ensinados conteúdos tradicionais, deixando a tarde para o ensino de línguas, além de atividades esportivas e culturais.
20 de agosto de 2009 - Zero Hora página 43

Comentário:Embora tenha apenas sido aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, esta notícia combinada com a da CPI da Dívida traz novos desafios para os educadores e para suas organizações como a CNTE e os sindicatos.
Além da pressão ao STF para garantir a aplicação do Piso Salarial para os educadores, com ato previsto para o dia 16 de setembro, em Brasília, é importante que nossas organizações abracem essas causas: da CPI da Dívida e da Jornada Integral, pois o país precisa de mais investimentos na Educação Pública.
Adotar a jornada integral exigirá investimento em infraestrutura, em materiais pedagógicos e ampliação de pessoal nas escolas. Esta medida pode significar mais empregos na educação, o que é interessante em tempos de crise e desemprego. Mas, com certeza exigirá muita luta e pressão como tudo o que conquistamos até hoje.

Neiva Lazzarotto – 2ª Vice-Presidente do CPERS/Sindicato

2 comentários:

  1. Tomara que aconteça logo pois seria otimo
    pois oturno integral,é nescessario,pois os jovens precisam cada vez mais de educaçao.

    ResponderExcluir
  2. Esse é a melhor passo que poderá ser tomado na educação, e com certeza os roubos e crimes diminuirão e poderemos ter esperança de um mundo melhor.

    ResponderExcluir