11/09/2009

Impeachment já!

A Assembléia Legislativa tem que ficar do lado do povo


Setembro de 2009, mês festivo dos gaúchos, entrará para a história política do Rio Grande. Enquanto nos parques, nas ruas, nas escolas vemos acampamentos, desfiles, festas que recordam tradições de nosso povo, nos “palácios” uma página inédita está sendo escrita. No Piratini, a existência de corrupção nunca antes vista; no Farroupilha (Assembléia) a acolhida da vontade do povo do Rio Grande do afastamento da Governadora Yeda.
No dia 10 de setembro, o Presidente da Assembléia Legislativa aceitou o pedido de Impeachment da Governadora encaminhado pelo Fórum dos Servidores Estaduais (FSPE-RS), composto pelo CPERS e outros nove sindicatos. Vale lembrar que já existia um pedido do PSOL.
Nosso pedido fundamenta-se na lei que trata de crimes de responsabilidade por improbidade administrativa. O presidente da Assembléia entendeu que existiam indícios suficientes para acolher o pedido e dar prosseguimento ao processo no Legislativo, pois encontrou 26 pontos na Ação movida pelo Ministério Público Federal que vinculam a Governadora Yeda ao esquema que desviou mais de R$ 40 milhões do Detran. Agora, irá ao plenário para instalação de comissão especial.
Para nós, esta é mais uma batalha ganha. É sim, mais um golpe que aplicamos no governo, que o impede de desferir mais golpes contra as carreiras dos servidores e o serviço público do estado. Serviço público, que ao contrário do que pregam os neoliberais tem sido mais produtivo do que o setor privado, apesar das medidas de desmonte e retirada de verbas pelos governos estaduais e federal. ( Ver pesquisa do IPEA neste blog)
Assim que de nossa parte devemos seguir a pressão sobre os Parlamentares para que se submetam à vontade da maioria dos gaúchos, inclusive das suas bases eleitorais e não sejam cúmplices da quadrilha instalada no Piratini.
No dia 16 de setembro, quarta-feira pela manhã haverá uma manifestação de estudantes pelo Impeachment da Governadora. Precisamos ter fé na luta e boa política, pois nem tudo está dado! É só lembrar que em fevereiro jamais poderíamos imaginar que o MPF viria a acusar a existência de uma organização criminosa para desviar milhões do Detran.


Neiva Lazzarotto
2ª Vice-Presidente do CPERS/Sindicato

Nenhum comentário:

Postar um comentário