14/01/2010

Blog Software Livre na Educação

www.ufrgs.br/soft-livre-edu

Lançamento do Blog Software Livre na Educação com salgadinhos e refri: quinta-feira, dia 14/01/2010, às 16h30, na sala 816 da FACED/UFRGS.

Colega professor

Tenha o seu próprio blog. Utilize essa ferramenta de comunicação e ofereça o serviço a seus alunos.

O Blog Software Livre na Educação está no ar! Com o apoio da SEAD/UFRGS, que aprovou o projeto e concedeu um bolsista, o blog conta atualmente com mais de 130 páginas de material pedagógico selecionado e etiquetado (tags), composto de textos, imagens, áudio e vídeo, nas áreas de Informática na Educação, Software Livre na Educação, Ferramentas Digitais de Aprendizagem Livres, Redes Sociais de Aprendizagem Livres e mais.

Alunos e visitantes podem interagir através do espaço específico para comentários em cada uma das páginas. É possível consultar o mapa do blog e realizar buscas com ferramenta interna. Também é oferecida a possibilidade de que os alunos criem o seu próprio blog, individualmente ou em grupos. O mecanismo RSS compõe o quadro de funcionalidades, notificando automaticamente o usuário sobre atualizações do blog e de páginas específicas. Estão disponíveis a criação de fóruns de discussão, fotologs, leitor e agregador de RSS e favoritos sociais. Um editor wiki de textos coletivos, com o mesmo software da Wikipédia, abre mais possibilidades para a cooperação. Uma plataforma para aprendizagem e relacionamento social, do tipo Orkut, Facebook, etc, também está disponível.

Colega professor, você pode utilizar para si e para seus alunos os serviços do blog Software Livre na Educação. Desfrute. Evite problemas com hospedagens supostamente “gratuitas”: existe a possibilidade de cancelamento imotivado dos serviços e também a possibilidade de exibição de anúncios publicitários no seu blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário