29/03/2010

Destaques dos dois primeiros dias da CONAE- Conferência Nacional de Educação

1. A fala do Ministro
A Conferência Nacional de Educação, da qual participam cerca de três mil pessoas, teve como destaque de abertura na noite do dia 28, além do apresentação da Orquestra de Flautas da Escola Municipal Vila Lobos da capital gaúcha, a fala do Ministro Fernando Haddad.
O Ministro fez um breve balanço das ações do governo federal na área da educação, com ênfase na criação do Fundeb, expansão do ensino técnico e das universidades, programa de formação de professores e o piso do magistério. Anunciou que no lançamento do PAC 2, a educação também estaria contemplada. " O problema é que em ano eleitoral muitas promessas são feitas. É o caso do próprio piso salarial do magistério, que teve seu valor para 2010 rebaixado pelo Ministério da Educação de R$ 1.312,00 para R$ 1.024,00"- Neiva Lazzarotto.

2. Dobrar o percenbtual do PIB para a Educação
Principal palestrante no segundo dia da CONAE, o professor emérito da Unicamp, Dermeval Saviani, afirmou no painel sobre a Construção do Sistema Nacional de Educação, que a existência de um sistema nacional não fere a autonomia dos entes federados - os estados e municípios. Saviani também entende que a Educação pode ser um eixo do desenvolvimento nacional tendo repercussões econômicas e sociais positivas se for duplicado o percentual do PIB destinado à educação. Ele afirmou que é perfeitamente viável atingir 9,6% já em 2011.

3. Um Plano Nacional de Carreira para o Magistério
- proposta do Senador Cristóvão Buarque

Presença sempre destacada e polêmica nos debates educacionais, o Senador Cristóvão Buarque, painelista do eixo "O papel do Estado na Regulação e na garantia do Direito à Educação" defendeu a criação de um plano nacional de carreira para o magistério, sob a responsabilidade de realização de concurso e pagamento pelo governo federal, como uma medida para melorar a educação brasileira. Seria uma carreira de Estado, pela sua importância para o país.

Neiva Lazzarotto
Vice-Presidente do CPERS/Sindicato
Delegada do RS na CONAE

Nenhum comentário:

Postar um comentário