28/05/2010

Plano Nacional de Educação em debate na URI- Campus Erechim

A URI- Campus Erechim, realizou um debate sobre o Novo Plano Nacional de Educação, no dia 26 de maio, dentro da programação do VI Congresso Internacional das Linguagens. O Congresso reuniu centenas de participantes. Professores universitários, professores das redes pública estadual e municipal, gestores, estudantes universitários.

Neiva Lazzarotto, que esteve acompanhada pela professora Marli da Silva Diretora do Núcleo do CPERS, participou como painelista de um rico debate sobre a construção do Plano Nacional de Educação para a década 2011-2020. Foram painelistas também a Deputada Federal Maria do Rosário, o Professor Celso Antunes de São Paulo, a Professora Sonia Balzano representando a SEC-RS.

A fala de Neiva esteve baseada nos seguintes eixos: o momento em que se elabora o novo PNE, de crise mundial e cortes nos investimentos públicos; a destacada posição econômica do Brasil no cenário mundial; avaliação do não cumprimento das principais metas do atual plano nacional; a crítica ao não cumprimento do piso salarial de R$ 1.312,00 para educadores, a imposição pelo MEC do exame nacional para professores, aos ataques às carreiras dos educadores com a tentativa de adoção da meritocracia pelo governo Yeda, além da defesa deste tema pelos principais presidenciáveis; as principais metas aprovadas na CONAE, com destaque para o necessário investimento de 10% do PIB em educação até 2014 para garantir uma educação de qualidade capaz de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.

“Nosso país poderá se tornar a 5ª potência econômica na próxima década. Precisamos que nossa educação seja compatível com a posição internacional que o Brasil ocupa”, destacou Neiva, para quem o país tem condições de superar a dívida que tem com a educação e com a maioria do seu povo. Neiva agradeceu o convite formulado pelos seus mestres do Curso de Letras ( Lionira, Paulo, Lúcia) e parabenizou a universidade onde fez sua graduação pela importante iniciativa do debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário