01/04/2012

No "dia da mentira", Cpers faz campanha em Porto Alegre

Do Correio do Povoo

Cpers fez campanha no Parque da Redenção



Crédito: Tarsila Pereira


O Cpers/Sindicato escolheu o 1° de abril, conhecido como o "dia da mentira", para fazer uma provocação ao governo do Estado. Professores integrantes do 39° núcleo do sindicato foram neste domingo ao Parque da Redenção, em Porto Alegre, para divulgar a campanha em defesa do pagamento do piso nacional do magistério.

Segundo a diretora do 39° núcleo do sindicato, Marly Cambraia, o governador Tarso Genro deu um 1º de abril na categoria e nos eleitores: "Muita gente acreditou que ele valorizaria a educação. Muita coisa está sendo feita, mas não chega nem perto das promessas que ele fez", ressaltou.

Na próxima quarta-feira, o conselho do Cpers/Sindicato se reúne para tratar do calendário de mobilização em defesa do cumprimento da lei que instituiu o piso. De acordo com a vice-presidente do sindicato, Neiva Lazzarotto, a categoria está muito indignada com o governo Tarso. "Nós vamos na quarta marcar uma assembleia geral para abril ainda", relatou.

Em 20 de março, a Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei encaminhado pelo governo gaúcho que concede aos trabalhadores da educação um aumento de 23,5%. De acordo com o projeto, o piso dos professores deverá chegar a R$ 1.260 até 2014. Valor abaixo do que os R$ 1.451 previstos atualmente em lei.

A lei federal determina que o reajuste salarial dos professores seja cálculo pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que considera o custo mínimo por aluno, mas o governo do Rio Grande do Sul projeta valores com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário