26/09/2009

Correio do Povo e Zero Hora repercutem o ataque ao plano de carreira dos professores de Novo Hamburgo



Leia a matéria:

FIM DA EXCLUSIVIDADE TUCANA

A polêmica envolvendo as alterações no plano de carreira do magistério deixou de ser um desafio e um impasse enfrentado apenas pela governadora Yeda Crusius. O prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, do PT, encaminhou à Câmara do município projeto estabelecendo que as regras atuais valerão somente para os funcionários na ativa e que os novos servidores da educação terão proposta diferenciada. A extensão das mudanças ainda não foi definida, mas a ação deflagrou mobilização imediata da categoria em Novo Hamburgo e do comando estadual do Cpers. Segundo o prefeito, os benefícios dos servidores em atividade não serão atingidos. Ele defendeu, porém, que os planos de carreira necessitam de avaliação permanente, principalmente em função das dificuldades financeiras de Novo Hamburgo. 'A preocupação do movimento sindical é compreensível, mas tenho responsabilidades como gestor público. Não podemos continuar agravando a situação econômica do município', disse Zimmermann, que destacou o elevado comprometimento com o Instituto de Previdência como um dos principais problemas. A vice-presidente do Cpers, Neiva Lazzarotto, afirmou que o magistério de Novo Hamburgo é um dos mais qualificados em termos de formação no país e que ao invés de investir, o prefeito optou por cortar despesas sacrificando os professores. 'Está sendo usado o mesmo argumento de gestores do PSDB para justificar os cortes: excesso de gasto com funcionalismo. É contradição pura', salientou Neiva.

PRESSÃO AMPLIADA

O Cpers discutirá em reunião nesta terça-feira os andamentos que devem ocorrer em relação ao projeto encaminhado por Tarcísio Zimermann à Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Antes das definições, porém, estratégias para tentar impedir – ou dificultar – a tramitação da proposta já foram colocadas em prática. Entre elas, a solicitação para que vereadores de partidos como o PDT interfiram no caso.

Por Taline Oppitz - Correio do Povo - 26/9/2009.


Matéria de Zero Hora

Mudança nas carreiras

Enquanto na Assembleia o PT combate qualquer mudança no plano de carreira dos servidores, em uma de suas principais prefeituras a prática é inversa.

O prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann (PT), pretende extinguir o plano atual de carreira dos servidores municipais, metade deles professores.

Projeto de lei protocolado na Câmara de Vereadores informa que a mudança valeria para os funcionários admitidos após setembro de 2009. O novo plano de carreira deve ser encaminhado até o fim do ano.

Segundo o secretário municipal de Planejamento, Roque Werlang, o plano atual foi criado em uma época de inflação alta e concede expressivos aumentos salariais a cada três anos.

Magistério reclama

A presidente do Sindicato dos Professores Municipais de Novo Hamburgo, Luciana Martins, diz que a alteração das carreiras divide o magistério, engessa a possibilidade de reivindicações sindicais e desqualifica o funcionalismo público.

Em um texto encaminhado a Zero Hora, a vice-presidente do Cpers, Neiva Lazzarotto, comparou o prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, à governadora tucana Yeda Crusius.

Com o título “O que é isso, companheiro?”, o texto critica a intenção do prefeito de extinguir o atual plano de carreira dos servidores públicos.

Por Rosane de Oliveira – Zero Hora - 26/9/2009 – p.10

Nenhum comentário:

Postar um comentário