03/11/2009

13° Jornada Nacional de Literatura - Passo Fundo

Na última semana, militantes do Avante Educadores acompanharam atividades da 13° Jornada Nacional de Literatura, que ocorreu em Passo Fundo.
Ficamos encantados com o tamanho do evento e com a qualidade das atividades lá realizadas. A Jornada é muito diferente daqueles seminários “chatos e burocráticos”, que normalmente temos tido acesso. É também uma atividade acadêmica, mas é dinâmica, interativa, popular...
Milhares de estudantes em meio a professores, de diversos lugares do estado e do país, se intercruzavam em meio a uma variedade imensa de atividades, de seções de autógrafos e diálogos com autores de obras literárias.
Atividades pedagógicas para estudantes, de formação para professores, interatividade com novas tecnologias e o contato direto com os autores, que circulavam em meio a multidão, conferiram uma qualidade ímpar para o evento, que se firma como um espaço de formação de leitores, diferente de outras feiras literárias que ocorrem no país e no exterior. Também diferente de alguns encontros acadêmicos, que mais parecem feitos para fornecer certificado do que pela troca de conhecimento e formação.
Passo Fundo e região, já despontam com um dos maiores índices de leitura no país. Esta atividade é uma experiência que deve ser observada e seguida, como exemplo de sucesso educacional de estímulo à leitura.

A organização do evento está de parabéns, pois estão construindo um modo diferente e vitorioso de ensinar e aprender.

Abaixo podemos ver fotos da apresentação do grupo Afro-Reggae, Tholl e uma foto inusitada de Neiva Lazzarotto com o cantor Tom Zé, um dos mentores do Tropicalismo e um dos maiores nomes da MPB. Tom Zé, que é um propagandista dos recursos eletrônicos, recebeu um boletim do Avante Educadores e elogiou a iniciativa do blog sobre educação.







Nenhum comentário:

Postar um comentário