18/11/2009

FUNCIONÁRIOS DE ESCOLA


Avaliação por Desempenho

Por Vera Serpa - Funcionária de escola em Santa Maria


Quem disse que a avaliação por desempenho é justa? Tendo em vista as desigualdades que pairam em nossa sociedade. As avaliações externas adotadas pelo Sistema Educacional, não contemplam as diversidades regionais, promovendo assim, a individualidade, a competitividade entre colegas. Nessa lógica, o aluno é avaliado, o professor é avaliado e o funcionário também é avaliado. Não é levado em consideração o processo da aprendizagem e sim, resultados.
E qual o papel do funcionário de escola na aprendizagem do aluno? Temos que ter claro que o nosso papel no contexto escolar é importantíssimo, mas não é notado e ficamos invisíveis as políticas públicas. Visto que, embora reconhecidos recentemente pela LDB como Trabalhadores em Educação não estamos incluídos na Lei do Piso, não estamos no Censo Escolar, não fomos incluídos na Plataforma Freire.
Na avaliação por desempenho o funcionário de Escola terá metas a serem cumpridas e resultados a serem apresentados, não importando as dificuldades que cada sujeito apresenta ao longo da carreira, como por exemplo, as doenças adquiridas pelo excesso de esforço físico e mental e as péssimas condições de trabalho.
É preciso enfatizar que a situação de descaso que a categoria dos Servidores Públicos está enfrentando é uma política de Governo. Temos que fazer alguma coisa. É necessário e urgente ações unitárias entre todos os Servidores. Somente assim, poderemos impedir o brutal ataque aos nossos direitos.

Novembro de 2009.

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