14/05/2010

Neiva Lazzarotto, na Zero Hora, ataca a meritocracia petista

Veja a seguir...

14 de maio de 2010

FALA DE DILMA
PT se adapta a discurso sobre meritocracia
Candidata defende avaliação de professores, conceito valorizado pelo PSDB

Espezinhada pela oposição sempre que um membro do governo Yeda Crusius (PSDB) ousava pronunciá-la, a palavra meritocracia agora é frequente na boca de Dilma Rousseff (PT). Líderes do PT gaúcho se apressam em dizer que, no caso da candidata à Presidência, o contexto é diferente. Mas membros do Cpers, tradicional aliado do partido, demonstram irritação.

Dilma voltou a defender, no Painel RBS de quarta-feira, a avaliação a partir do desempenho:

– Não é uma avaliação contra o professor, mas a favor dele. É para possibilitar que tenha, inclusive, uma evolução na carreira – disse a ex-ministra.

No ano passado, a guerra entre Cpers e Piratini atingiu o apogeu quando o governo tentou introduzir a meritocracia no magistério. O sindicato ganhou a batalha com apoio explícito de deputados do PT, que na Assembleia Legislativa trabalharam contra a proposta de pagar um 14º salário a professores que atingissem metas. À época, o líder da bancada petista, Elvino Bohn Gass, argumentou que “daqui a pouco, não se reprovam mais alunos para atingir metas salariais. É preciso cuidado com isso”. Questionado ontem sobre as declarações de Dilma, o deputado ofereceu uma nova explicação:

– Não temos nenhum constrangimento. Dilma quer ampliar direitos, e a proposta de Yeda era rasgar direitos.

A vice-presidente do Cpers, Neiva Lazzarotto, não gostou:

– É lamentável que Elvino esteja cumprindo esse papel de explicar o que é muito claro. Criam uma argumentação dúbia para evitar dizer o que, na verdade, estão pensando.

O Cpers considera que avaliar por metas possibilita injustiças e abre portas para perseguições políticas. Candidato do PT ao governo do Estado, Tarso diz que o conceito de meritocracia vem sendo abordado com uma “visão neoliberal”, diferente de como o PT atua. Mas, ao tratar do tema no Painel RBS, Dilma citou o maior ídolo dos neoliberais, o empresário Jorge Gerdau:

– Jorge fez uma observação perfeita: “Metas que a gente atinge não são boas metas. Na minha empresa, quando você atinge uma meta, eu imediatamente mudo, porque atingimos o que queríamos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário