15/10/2009

Depoimento de Maria Denise Cardoso Bandeira


Professora da Escola Estadual Barão de Lucena, de Viamão
Que se tornou conhecida por exigir do aluno que repintasse as paredes pichadas


Nada desta vida é por acaso, tenho certeza que também não foi por acaso que aquela "bendita" fita foi parar nas mãos da mídia, e consequentemente nos olhos do Brasil. Falo de um país cansado das injustiças, dos descasos para com o cidadão que trabalha descentemente e tem noção do que são impostos e para onde eles "devem" ir. Tendo a certeza que sou um desses cidadãos, tento educar meus alunos da forma mais correta e democrática possível. Claro que com muita difículdade, pois nós professores, diariamente, encarnamos vários papéis. Somos psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros...e até mesmo pais de crianças que chegam até nossos braços “nuas” de valores básicos para um ser humano tornar-se um cidadão que saiba, principalmente, seus direitos e deveres dentro de uma sociedade que espere o mínino de evolução social.

Nós professores somos "sim" formadores de caráter e responsaveis, na maioria das vezes, pelos valores imbutidos nas nossas crianças, que serão o futuro do nosso país. Quero parabenizar meus colegas de profissão, que assim como eu enfrentam a mesma situação diária na nossa educação, onde dificilmente prosperamos financeiramente, ou temos o auxilio e amparo que merecemos. A responsabilidade que carregamos é algo imensurável, já que todos os futuros profissionais do nosso país passarão por nossas mãos.

Ah! Quanto ao Ministério "PÚBLICO" não tenho uma palavra que defina meu sentimento neste momento, pois foi defedendo o patrimônio "PÚBLICO" que me envolvi nesta polêmica que revolucionou minha modesta vida, que graças a Deus e aos milhões de brasileiros que me apoiam, esta revolução foi muito positiva, e se eu tiver que cumprir alguma pena....será mais uma dentre tantas que nós professores, por falta de apoio e estrutura, temos que cumprir diariamente e injustamente.

Um comentário:

  1. Gente, não existe nada nestas palavras, que fujam da verdade. Esta professora, que com muita dor e vergonha, não dela, mais sim de todos aqueles que não reconhecem os professores e não tem valores nenhum de moral e ética, foi minha professora. E é por isso, que no dia de hoje, eu a digo: Parabéns, a senhora não fez nada de errado, a senhora apenas tentou repassar os mesmos valores, que eu mencionei anteriormente, para mais um brasileiro, carente de moral e ética.

    ResponderExcluir